Modalidades Formativas

Agricultura Urbana

Paisagismo

Noções básicas de botânica e geologia para o manejo de solo e plantas, técnicas de plantio e manutenção de espaços paisagísticos. A capacitação visa a possibilitar a inserção dos beneficiários no mundo do trabalho voltado para a manutenção desses locais e incentivo a aplicar os conhecimentos em ambientes domésticos, visando a melhoria do espaço em que vivem. As frentes de trabalho são desenvolvidas em praças, parques, jardins escolares, nos espaços de convívio da Fundação Porta Aberta e em alguns serviços da rede de saúde. Pode ser ministrada em combinação com a Modalidade FPA-03 (Cultivo de horta).

Cultivo de Horta

Noções básicas de botânica, geologia e permacultura para o manejo de solo e plantas, técnicas de plantio e cultivo de horta urbana. A capacitação visa a possibilitar a inserção dos beneficiários no mundo do trabalho voltado para a produção de alimentos saudáveis e incentivá-los a aplicar os conhecimentos em ambientes domésticos, como alternativa para seu sustento e para desenvolvimento de pequenos negócios. As frentes de trabalho são desenvolvidas em escolas, alguns serviços de saúde e em espaços próprios da Fundação Porta Aberta (visando ao consumo dos próprios beneficiários). Pode ser ministrada em combinação com a Modalidade FPA-02 (Jardinagem).

Cabeleireiro

Esse processo formativo vislumbra capacitar os beneficiários para que eles possam empreender. A finalidade é emponderá-los com recursos para melhorar a empregabilidade e/ou gerar renda como autônomos. Na capacitação técnica, o educador da FPA aborda as legislações pertinentes para o pleno funcionamento de atividades que envolvem a utilização de produtos químicos, apresenta técnicas especificas e diversificadas para o correto manuseio e atua com o conteúdo programático que envolve a organização do ambiente e os processos de trabalho do cabeleireiro; higienização e modelagem, hidratar e reconstruir os fios de cabelo, além das técnicas para cortar e alterar a coloração dos cabelos.

Construção Civil

Instalador Hidráulico

Prepara o beneficiário para executar e manter instalações hidrossanitárias em edificações. Para isso, desenvolve habilidades em planejamento, orçamento, segurança do trabalho, meio ambiente, além de conhecer instalações de água fria e quente, esgoto sanitário e águas pluviais, sistemas hidráulicos de combate a incêndio e manutenção. O beneficiário se capacita a atender aos requisitos técnicos, de qualidade, de saúde, higiene e segurança, e de meio ambiente próprios desse tipo de instalação. É baseado em curso análogo do SENAI, parceiro da FPA. As atividades laborais poderão ser desenvolvidas em creches, escolas, equipamentos de saúde, dentre outros.

Pintor de Obras

São oferecidas ao beneficiário condições e preparo para realizar pinturas imobiliárias e industriais de qualidade. O beneficiário é orientado a planejar o trabalho de forma organizada, assegurando o desenvolvimento do processo de execução, com segurança, qualidade e eficiência. Esta modalidade capacita o beneficiário a realizar a atividade de azulejista com qualidade. Inicia-se com a apresentação de ferramentas de trabalho e materiais básicos. Depois apresenta técnicas para planejamento do trabalho, preparação do local, execução dos revestimentos (azulejos e pastilhas), revestimento com ladrilho hidráulico. Mostra e discute também as possibilidades de trabalho e vínculos. As atividades laborais poderão ser desenvolvidas em escolas, creches, CDCs, dentre outros. As atividades laborais poderão ser desenvolvidas em diversos equipamentos, como escolas, creches, parques, clubes, dentre outros.

Serviços e Reparos

Este processo formativo perpassa por quase todas as etapas de reforma e construção. Na capacitação técnica, em sala de aula, o educador da FPA busca abordar as seguintes etapas: estrutura, infraestrutura e acabamentos. É realizada capacitação acerca de pilares e vigas de concreto armado, vigotas, lajotas e blocos estruturais; infraestrutura hidráulica e elétrica; acabamentos com pintura; consertos de trincas estruturais; correção de umidade; cerâmica; porcelanato e pisos pré-fabricados – laminado e vinílico; construções de mobiliários de madeira de reaproveitamento. A atividade laboral pode ser realizada em equipamentos públicos, sendo muito útil para sua manutenção e melhoria.

Construção de Móveis com Madeira de Reaproveitamento

 

Esse processo tem a finalidade precípua de preparar o beneficiário para atuar de forma produtiva exercendo diferentes habilidades e conhecimentos técnicos, em diversos setores, dentre eles: construção e reformas de mobiliários. No decorrer da qualificação, busca-se o exercício da práxis nas atividades sociopedagógicas, dialogando sobre assuntos que perpassam direta e indiretamente nas referidas áreas de trabalho, assim, estimula à preservação e manutenção de espaços e objetos etc. O educador da FPA aborda conceitos de medição em milímetros, centímetros e polegadas, utilizados e agregados aos cortes, explorando os recursos das ferramentas, tratamento de madeira, uso adequado de materiais, processos de fabricação e venda.

Corte e Costura

Esse processo formativo vislumbra capacitar os beneficiários para que eles possam empreender na área de corte e costura. A qualificação é voltada para a sustentabilidade, através da prática do Upcycling que consiste na reutilização de materiais que seriam descartados de forma criativa, proporcionando o criar de produtos a serem utilizados no dia a dia, assim, podem ser produzidos sacos mochilas com a aplicação da costura reta e aviamentos, utilizando retalhos de tecidos: jeans, courino, courvin, acetato e outros. Além disso, estimula o exercício da profissão de costureiro(a) que possibilite aos beneficiários o conhecimento para realizarem pequenos consertos em roupas, aplicação de diferentes técnicas para um novo formato nas peças e a construção de moldes para confecção.

Culinária

 

Auxiliar de Cozinha

A formação acontece através de atividades práticas e teóricas. O educador instrui os beneficiários através de técnicas específicas para a produção de alimentos de alta qualidade, tal como regras de higiene e utilização dos equipamentos profissionais. Os conteúdos teóricos abordam empreendedorismo, história dos alimentos, nomenclatura correta dos equipamentos utilizados e atuação de cada ingrediente dentro de uma receita. Trabalha-se também a gastronomia como modo de expressão individual, exercitando a criatividade de cada beneficiário. O processo formativo de Auxiliar de Cozinha ofertado pela FPA tem as suas atividades laborais realizadas em cozinhas industriais ou experimentais montadas e mantidas pela própria instituição, com orientação técnica do SENAI. Pode se desdobrar e se renovar com várias possibilidades: boleiro, salgadeiro, padeiro, confeiteiro, sorveteiro, chocolateiro, entre outras.

 

Aproveitamento total de alimentos

Esse processo formativo vislumbra capacitar os beneficiários nas noções básicas de higiene pessoal, ambiental e de maquinários e utensílios, produção técnico dietética de preparações de alimentos com base no aproveitamento integral dos alimentos, trazendo aspectos de uma alimentação saudável e acessível. Na capacitação técnica, ocorrida em sala de aula e nas próprias cozinhas, o educador da FPA aborda as legislações pertinentes para o pleno funcionamento de atividades que envolvem a produção e manipulação de alimentos, apresenta técnicas especificas e diversificadas para o preparado e conservação dos alimentos, trabalhar o contexto da precificação dos produtos manufaturado e a oportunidades no mundo do trabalho.

Higienização e Limpeza

 

A modalidade formativa de Higienização e Limpeza acontece, através de atividades práticas e teóricas, sendo que o educador e os agentes sociais são responsáveis por instruir os beneficiários com técnicas e manuseio de equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva, produtos químicos e maquinários específicos da formação, além do cuidado a higiene pessoal e comportamental para o mundo do trabalho. As frentes de trabalho podem se dar em espaços públicos como escolas, praças, centros de acolhimento, equipamentos de saúde, centros desportivos comunitários, parques, dentre outros.

Sustentabilidade

 

Trabalho com Papietagem
Esse processo formativo visa transmitir os conhecimentos básicos sobre os processos de tratamento de matéria-prima, reconhecimento do potencial dos utensílios encontrados em descarte, assim, promove o estímulo para exercício da criatividade na criação de objetos vendáveis, com base na sustentabilidade e domínio de diferentes técnicas, além do manuseio de ferramentas.

Na capacitação técnica, ocorrida em sala de aula, o educador da FPA busca abordar as seguintes etapas: reconhecimento de distintas técnicas, estrutura, infraestrutura e acabamentos. São construídos diferentes objetos, por exemplo, luminárias com o reuso madeira, plástico, ferro, arrames, PVC e outros elementos, sempre agregando valor e versatilidade as peças confeccionadas, além de efetivar o processo de pintura, envernizamento, colagem, decoupage, transfer print, papietagem, entre outras.

 

Trabalho com Vidros
Tem como objetivo oferecer aos beneficiários a introdução no universo da arte manual, através de atividades práticas que permitam desenvolver habilidades técnicas e empreendedoras, além de propiciar a geração de renda. A produção de objetos com o uso de vidro, possibilita o empreendedorismo e possibilidades de comercialização.