RELEASE 26 de junho
Evento foi mediado pelo psiquiatra Arthur Guerra e conta com a participação da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso e com a Coordenadora da Fundação Porta Aberta, Adriana Souza

O Programa Redenção, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que oferece atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social e fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, realiza no domingo, 26 de junho, às 16 horas, uma conversa on-line com o tema “A importância do trabalho no tratamento da dependência química”, com transmissão pelo Canal do Programa Redenção no YouTube e acessibilidade em Libras.

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1987, para o Dia Internacional sobre o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo no último ano, enquanto mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de drogas, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

A Prefeitura de São Paulo ressalta a importância dessa data com a presença da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Aline Cardoso, e da pedagoga e Coordenadora da Fundação Porta Aberta (FPA), Adriana Souza no evento virtual. A conversa será conduzida pelo psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e ex-Coordenador Técnico do Programa Redenção, de 2017 a abril deste ano.

“A cidade conta com uma Política Municipal sobre Álcool e Outras Drogas com várias ações de prevenção, atenção e reinserção social de usuários, em especial àqueles que se encontram em vulnerabilidade e risco social”, salienta a Secretária Aline. “O Programa Operação Trabalho (POT) Redenção é um dos braços para proporcionar a autonomia financeira para que os beneficiários possam ter suporte por até dois anos no programa e depois poder seguir, construindo uma nova vida, inclusive retomando vínculos familiares”.

POT Redenção

Instituído pela Lei Municipal n° 13.178 de 17, de setembro de 2001, com nova redação na Lei Municipal nº 13.689 de 19 de dezembro de 2003, o Programa Operação Trabalho (POT) Redenção tem como objetivo conceder atenção especial ao trabalhador desempregado, residente no município de São Paulo, pertencente à família de baixa renda, visando estimulá-lo à busca de ocupação, bem como à sua reinserção no mercado de trabalho. Entre 2017 e 2020 passaram pelo POT mais de quatro mil pessoas.

Dentre os diversos projetos do Programa Operação Trabalho, o POT Redenção é específico para beneficiários em situação de vulnerabilidade e risco social com necessidades decorrentes do uso de crack e outras drogas, que se encontram no Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) e em tratamento nos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Todas as ações e atividades de capacitação técnica, formação pessoal e cidadã e acompanhamento dos beneficiários nas frentes de trabalho são executadas pela FPA, que celebrou Termo de Colaboração junto à Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) /Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

De novembro de 2018, desde que teve início, até maio de 2022:

  • 1.339 beneficiários passaram pelo programa

  • 217 retornaram para o convívio familiar

  • 144 conseguiram moradia

  • 96 conseguiram emprego formal

  • 40 conseguiram emprego informal

  • 162 retomaram os estudos

  • 37% dos beneficiários foram acolhidas pela família e/ou conquistam a independência financeira e reintegração social

  • 582 beneficiários (43%) estão passando pela capacitação e recuperação

Mais informações

“A importância do trabalho no tratamento da dependência química”: https://shre.ink/lJ0

Data: Domingo, 26 de junho de 2022, às 16 horas Programa Redenção:

https://www .prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/programa_redencao/

Ainda não tem conta? Cadastre-se agora!

Entrar na sua conta