Capacitações Técnicas

Artes e empreendedorismo

Atividade que forma artesãos e pequenos empreendedores, através da transformação e significado de matérias primas diversas. Essa atividade visa oportunizar a essas pessoas o acesso e fomento às formas de gerar renda através de feitos e produções próprias.

Só na cidade de São Paulo, existem cerca de 20 mil artesãos oficialmente cadastrados, sendo que 10 mil deles são microempreendedores individuais, fazendo-se valer dos investimentos e conhecimentos técnicos da arte.

Auxiliar de Cozinha (Panificação e Confeitaria)

Esse é um processo formativo de extrema importância para que pequenos produtores tenham a oportunidade de desenvolver competências na área da gastronomia, visando através de suas produções, a geração de renda e o acesso ao mundo do trabalho. Esse nicho tem crescido muito nos últimos anos.

Higienização e Limpeza

A área de serviços gerais representa uma das maiores demandas de trabalho formal. Este processo educativo viabiliza o acesso às formas de aplicar a responsabilidade ambiental, impactando de forma positiva e social alguns ambientes ocupados pelas turmas formadas pela Fundação Porta Aberta.

Corte e Costura

Muitas oportunidades de empreender frente à oferta de corte e costura tem se fortalecido nos últimos anos. Com uma moderna estrutura de costura, a Fundação Porta Aberta proporciona em sua oficina, a oportunidade de acesso a pequenos empreendedores, buscando além do ensino e capacitação na área, o desenvolvimento de conhecimento técnico, a geração de renda e a gestão de seu próprio negócio.

Horta

Nesse processo formativo, é possível aplicar o conhecimento de produção de hortaliças, voltadas ao empreendedorismo e geração de renda que permitem a um pequeno produtor, investir seus esforços, desenvolvimento e crescimento profissional.

Jardinagem

Processo formativo em que os beneficiários, além de ocupar espaços públicos para a sua prática, contribuem para a revitalização desses locais, tornando-os sustentáveis, através da aplicação de um novo ofício.

Reciclagem e Empreendedorismo

Esse processo formativo, além de qualificar o uso de matérias primas originárias de processos de reciclagem, visa também ressignificar a chamada “catação” como essencial no processo circular de produção e a elaboração de produtos. O foco central da formação é a sustentabilidade.

Serviços e Reparos

Processo formativo voltado à área de construção civil que viabiliza a formação, aplicação e desenvolvimento de conhecimento técnico para aplicação em situações corriqueiras do dia a dia, que exigem profissionais habilitados para a realização, tornando-os pequenos empreendedores, com a oportunidade de gerar renda através de suas atividades.